terça-feira, 29 de junho de 2010

Curso: Orientação Sexual no Contexto Escolar

A formação do professor raramente incorpora temas de sexualidade em seu currículo. Falta uma abordagem bio-psico-social e uma reflexão mais aprofundada sobre as relações interpessoais e intrapessoais. O curso se propõe a realizar um trabalho sistemático com os educadores que pretendem abordar o tema Orientação Sexual na escola.
Está sendo ministrado toda 5ª feira às 18h pela Supervisora Mara Nadja Pereira e tem a duração de 64h.

terça-feira, 22 de junho de 2010

Oficina : Recursos Didáticos e estratégias de ensino em Alfabetização

Oficina sobre a utilização do Livro didático na alfabetização

IPEAFRO SANKOFA 2010

IPEAFRO SANKOFA 2010-FÓRUM DE EDUCAÇÃO AFIRMATIVA

O fórum aconteceu no Arquivo Nacional, no Rio de Janeiro, entre os dias 7 e 10 de junho e teve como objetivo fomentar a implementação da lei 10639/03 nas escolas públicas municipais e estaduais de todo país.
A equipe da SEME, formada por representantes do C.E.E. Natália Caldonazzi, DETEP, Supervisores e Professores, participou ativamente das oficinas e debates, apresentando as ações da rede municipal no que tange à implementação da lei.

Curso :História e Cultura Afro-Brasileira

Curso - HIstória e Cultura Afro-Brasileira e Africana : Uma viagem pelos dois continentes( rumo à Copa do Mundo)


O curso tem por objetivo oferecer aos profissionais de educação informações importantes sobre questões relacionadas ao ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana e aprofundar a pesquisa na África do Sul, país sede da Copa do Mundo.
Dinamizadora: ProfªÂngela Navarro

Seminário Programa Nacional Biblioteca da Escola PNBE Brasília 07 a 09 de Junho de 2010

Curso : A importância da Linguagem na Educação Infantil

Curso ministrado pela Professora Formadora Rosana Andréia. Tem como objetivo oferecer ao professor da Educação Infantil instrumentos pedagógicos práticos e teóricos .
Carga horária de 40 horas. Próxima turma no II Semestre. Garanta sua vaga!!

Curso: A importância da Linguagem na Educação Infantil

Curso Jogos na Matemática




Dinamizadora: Elizabethe Gomes
Carga Horária : 20h
Período: abril / maio de 2010
Apresentou diferentes tipos de jogos que facilitam o estudo de conteúdos relacionados a Matemática.
Trabalhar a Matemática de forma lúdica é um dos caminhos para desmistificar essa disciplina.

terça-feira, 1 de junho de 2010

Cursos 2009

Passo importante

Em 2010 , a Secretaria Municipal de Educação deu um passo importante para o crescimento do Centro de Estudos de Educação Natália Caldonazzi.
A antiga sede foi transferida para um local agradável e espaçoso localizado no Bairro Portinho. Na verdade, trata-se de um complexo educacional que abriga o Departamento de Formação Continuada da Secretaria de Educação e a Casa dos Conselhos.
Para este ano, temos a expectativa de formar um número ainda maior de professores, técnicos, funcionários e auxiliares,oferecendo-lhes cursos federais e municipais com carga horária variada.

Os cursos e oficinas são ministrados por professores capacitados pelo MEC e por outras instituições de ensino. São profissionais altamente qualificados que levam, através de variadas metodologias de ensino, os mais novos conceitos, conteúdos e concepções sobre Educação.